Durante muito tempo ele foi o “queridinho” da internet. Ou será que é ainda? Apesar de ser líder entre os usuários no Brasil, segundo o IBOPE, o Orkut já divide atenção com Twitter, Facebook, YouTube, blogs, MSN e outras tantas redes sociais em constante ascensão. O comportamento do internauta aponta preferência pela diversidade e a reação das empresas para a tendência na integração dos serviços.
Coincidência ou não, em 29 de outubro, o lançamento do Novo Orkut veio em um momento decisivo para a concorrência entre as redes sociais. Entre as novidades estão o lançamento do layout mais funcional a partir da página inicial, o uso de uma palheta de cores para dar um tom pessoal ao profile, recados por vídeo, novo carregamento de fotos e sugestão de amigos a partir de contatos em comum. Mas nem todo mundo pôde desfrutar disso. O lançamento foi apenas para usuários convidados. Ou seja, o convite voltou a assombrar a vida dos internautas.
Não por acaso, o Orkut voltou a ser pauta entre os internautas, principalmente pela necessidade do convite. O analista de sistemas, de 32 anos, natural de Balneário Camboriú - SC, e autor do blog Usuário Compulsivo – um dos mais acessados do Brasil, não acredita na queda do Orkut. "Acho difícil. Sem dúvida, o lance do convite foi uma forma de chamar atenção diante da migração dos usuários para as outras redes sociais”, afirma o blogueiro, que prefere manter sua verdadeira identidade preservada.
O Usuário Compulsivo conta ainda que, assim como outros blogs da internet, está sorteando convites para o Novo Orkut devido ao sucesso do assunto. “Sou super a favor desta corrida, afinal os posts sobre os convites para o Novo Orkut estão bombando e fizeram as visitas do blog aumentarem 50% em uma semana”, conta.
á o profissional de marketing Richard Plácido Pereira da Silva, de 24 anos, natural de Maceió/Alagoas e autor do blog Antes da Hora, acredita que o internauta descobriu outras funções para as redes sociais e que talvez por isso o Orkut esteja enfrentando essa queda. “O Twitter representa o maior vilão da queda de acessos no Orkut e em qualquer outra mídia. Muitos debates que eram feitos nas comunidades agora são feitos em 140 caracteres e de uma forma mais global. O Facebook ainda não caiu nas graças do povo, mas com o jogo online Farmville a adesão cresceu bastante. A Google se inspirou em alguns aplicativos do Facebook para o Novo Orkut, um deles é o jogo online Colheita Feliz e até mesmo o layout mais arrojado e um pouco complexo, alterando o antigo diferencial do Orkut. A regra agora é, de modo muito claro, simplicidade na utilização”.
Mesmo com esse leque de redes sociais e variedades de funções, o estudante de direito Caio Cezar Pomaro Lausi, de 21 anos, natural de Americana - São Paulo, autor do Blog do Lausi também não acredita na queda do Orkut, mas sim nas novas atribuições que os internautas terão. “Não acredito na perda de liderança tão cedo, mas que essa distância entre as redes ficará menor, com certeza. Até porque, Twitter, Facebook e Orkut são redes distintas, cada uma tem sua forma de agir, seu nicho e tipos de usuários. Essa troca de layout foi necessária, apenas, para combater as novas redes sociais. Eles poderiam ter investido mais, não só no layout, mas no controle de conteúdo das comunidades e bloqueio de contas com conteúdo suspeito. De resto, o Orkut já tinha superado: concertou os seus constantes erros”, comenta.
De acordo com Rodrigo Ghedin, de 24 anos, natural de Paranavaí-PR, problogger que escreve para o site especializado em tecnologia e web Meio Bit, a corrida por convites não foi um bom negócio. “Isso é terrível. Convite é um negócio muito antiquado, gera atrito, desgaste e uma corrida maluca por algo que, em tese, é gratuito e em pouco tempo todos terão. Acredite ou não, tem muita gente vendendo convites para o Novo Orkut em sites de leilão - e vendendo bastante. Acho que o sistema de convites só seria justificável se fosse com o intuito de limitar o acesso, para corrigir bugs ou mesmo avaliar a reação das pessoas às novidades, antes de torná-las públicas. O que não é o caso do Novo Orkut. Esse lance de convites para usá-lo foi uma jogada da Google para criar um hype [assunto mais comentado] em torno da novidade”, explica Ghedin, que participou de toda cobertura do lançamento do Novo Orkut.
Já o jornalista e blogueiro Ruleandson do Carmo, de 24 anos, natural de BH e mestrando em Ciência da Informação pela UFMG, encara com bons olhos essa movimentação gerada pelos convites. Para o pesquisador especializado em redes sociais virtuais, principalmente no Orkut, as novidades em torno da rede social vieram para ficar. "Creio que a estratégia foi necessária para revigorar o Orkut que está tão presente no dia-dia das pessoas. Ter Orkut, no Brasil, é como ter e-mail ou celular. Era preciso voltar a chamar a atenção para o site, de alguma forma. As funcionalidades, antes adicionadas, como poder agrupar os amigos e ‘biscoito da sorte’ foram perdidas, além do link para uma lista com todas as comunidades. Achar recursos como o "promova" ficou mais difícil também. Mas ainda é "beta" e estão testando. A premissa básica da nova versão interagir carregando tudo em uma só página é boa e tem funcionado", avalia.
Enquanto muitos internautas arriscam um palpite sobre o futuro do Orkut, o Portal Exame publicou uma pesquisa bastante interessante que já aponta a queda na preferência da rede social criada pela Google. Segundo as empresas de pesquisas e monitoramento na internet E-life e InPress Porter Novelli, o Orkut não é mais o rei absoluto no Brasil. Após a análise comparativa de várias mídias sociais, descobriu-se que, dos quase 1.300 internautas entrevistados, 87,2% disseram que acessam o Twitter de sete a cinco vezes por semana, contra 72,6% que acessam o Orkut no mesmo período.
Danilo Miedi





Estamos falando de Danilo Miedi, que aparenta ter na faixa de 20 anos e possui um dos blogs mais visitados do momento. Além disso, Miedi possui mais de 39 mil seguidores no Twitter e os seus vídeos no YouTube, com mais de um milhão de visitas, mostram grande euforia por ser o escolhido da Google para ser o apresentador oficial da nova interface da plataforma mais acessada entre os brasileiros.
Na verdade, Danilo não existe. Trata-se de um personagem criado pela Google, no final de outubro, para uma ação de marketing online com o intuito de distribuir convites da nova versão do Orkut. De acordo com a empresa líder no segmento de buscas na internet, o sobrenome dele era uma brincadeira com o termo “me add”, utilizado pelos usuários quando querem ser incluídos em uma rede de contatos.
Desde então, Danilo se tornou popular na internet. Ainda, a empresa se nega a revelar o verdadeiro nome do ator. No final da campanha de distribuição de convites para o Novo Orkut, Danilo Miedi anunciou aos fãs e amigos a sua despedida do projeto em um vídeo postado no blog dele em que anuncia uma viagem para Machu Picchu, no Peru.
Desde então, Danilo se tornou popular na internet. Ainda, a empresa se nega a revelar o verdadeiro nome do ator. No final da campanha de distribuição de convites para o Novo Orkut, Danilo Miedi anunciou aos fãs e amigos a sua despedida do projeto em um vídeo postado no blog dele em que anuncia uma viagem para Machu Picchu, no Peru.
Convite Liberado
No dia 17 de dezembro, a Google resolveu liberar o layout do Novo Orkut para todos os usuários da rede social. Inicialmente, a ideia da empresa líder de buscas na internet era apenas fazer um teste de adaptação com alguns usuários convidados. Graças aos bons resultados, a Google resolveu mudar de ideia, especialmente pelo feedback recebido dos usuários relacionados à velocidade, nova forma de organização e o modo mais fácil de interagir com os amigos.
Ainda, de acordo com a Google, a liberação dos convites será gradual. Aqueles internautas que ainda não acessaram a nova interface irão visualizar um botão no topo da página que dará acesso ao novo Orkut. Todos os dados, comunidades e informações dos usuários do Orkut serão migrados de forma automática. A companhia ressalta que, temporariamente, será possível acessar as duas versões da rede social, sem qualquer dano às informações postadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário